5.31.2010

diario de bordo - florianópolis

deixamos presidente prudente numa tarde nublada. chegamos em florianópolis só de noite pois o vôo tinha conexão por são paulo. uma van nos levou para o hotel mas eu e valeska só passamos rapidamente por lá, deixamos as malas, e já fomos para uma emissora de TV para participação ao vivo num programa. depois de uma longa espera, participamos da entrevista que não deve ter durado nem 15 minutos. o bacana desse "passeio" foi que a emissora ficava num ponto bem alto da ilha, e de lá dava para ter uma visão incrível de toda floripa, completamente iluminada, a famosa ponte…

fomos jantar num bufê de sopas! uma delícia….. hotel, computador, o de sempre…

no dia seguinte saí para dar uma volta pela manhã na cidade. após o café. esta foi a segunda vez que eu fui em floripa. então, assim como marília, vieram algumas lembranças, dos lugares onde estive, e das coisas que estava vivendo. nossa, como as coisas mudaram….. rápido. sem que eu percebesse totalmente como e onde e porquê…

no shopping (o mesmo que já tinha ido da outra vez) comprei um livro que já queria comprar a muito tempo e não sei porque ainda não tinha comprado. "corpo" do drummond. maravilhosas poesias, de alguma forma relacionadas com esse nosso invólucro do qual não nos separamos nunca. com certeza vou colocar algumas aqui.

hotel, almoço, cappuccino, descanso micro, ida para o teatro. super bacana o teatro, um alívio depois das duas apresentações na virada cultural. nossa, como foram complicadas, atropeladas. fico pensando sobre a real função e alcance de um evento como esse… até que ponto ele cumpre sua função de "levar a arte para as pessoas"… na verdade para o maior número possível de pessoas e foda-se o resto. não importa muito as condições, não importa muito o "como". as vezes parece que é só pra fazer estatísticas…. cultura para o povo (?).

em floripa a apresentação foi bacana mas não foi a melhoooooor que eu já fiz do ´céu na boca´. uma ciosinha aqui e ali que não sai do jeito perfeito parece que já compromete. mais uma vez cansaço, pelo desgaste do espetáculo. foi a última do ´céu´ esse ano….. bom, pelo menos que está agendado. isso me dá um pouco de alívio pois como já disse é um espetáculo muito desgastaste pra mim, mas por outro lado é um espetáculo que dá segurança de dançar, já pude experimentar e descobri diferentes facetas dele. agora seguimos com a remontagem do ´pif´e retomamos o ´só´.

fomos jantar e chegamos no hotel já quase uma da manhã. estava exausto!!!! arrumei minha mala o mais rápido que pude e dormi. na manhã seguinte, já bem cedo, embarcamos de volta para goiânia, mas eu fiquei em são paulo na conexão, para passar o resto da semana (de folga)…

no fim acho que não aproveitei nada de floripa. um bate e volta funcional. uma pena.

5.25.2010

sobre os limites

"Cada qual vê o que quer, pode ou consegue enxergar.
Porque eu sou do tamanho do que vejo. E não do tamanho da minha altura." (F. Pessoa)

5.23.2010

sobre a intensidade

"Ama-me. É tempo ainda. Interroga-me. E eu te direi que nosso tempo é agora." (H. Hilst)

diário de bordo - presidente prudente/SP

chegamos no hotel já de madrugada. uma canseira. a apresentação em marília foi uma confusão. pouco tempo, palco montado, falhas no som..... rolou um choque de realidades pois viemos com o espetáculo da alemanha, em um super festival, onde tudo era impecável, para dançar num micro palco montado num ginásio de esportes. na verdade não há julgamento de valores, melhor ou pior. só muito diferente. mais uma vez aprendizado, experiência e crescimento.

descansei o máximo que pude e já fomos para a apresentação que foi 13h. dessa vez foi num teatro, pequeno. já foi bem mais tranquilo que ontem. como estamos nessas apresentações com um bailarino a menos o nível de cansaço aumentou muito, pois estamos revezando/substituindo as partes que ele fazia. é mais pesado mas é bacana pois nos dá a chance de experimentar outras coreografias, que não dançávamos antes. acaba que de certa forma aprofundamos o olhar sobre o espetáculo, há a chance de vê-lo sob outras perspectivas.

voltamos pro hotel..... passei a tarde na sauna, alonguei, descansei...... sono meio atrasado, conturbado. amanhã seguimos para florianópolis...

cansaço.

5.22.2010

diário de bordo - marília/SP

os dias em goiânia passaram voando. e já embarcamos para uma nova viagem. aliás, descobri que vou viajar incessantemente pelos próximos 2 meses. acho que vou acabar aprendendo a lidar com essa sensação de fluxo constante... a sensação de suspensão perdura. como se eu sentisse e vivesse o efêmero, o instante. parece que não dá pra aprofundar. os diálogos nunca se transformam em algo que renderá frutos futuros. o futuro é agora mesmo, cada quarto, cada ônibus, cada avião, cada abrir e fechar de malas.... pena que tudo parece meio vago e superficial, meio em movimento sempre. estou mais tempo aqui, de frente pro computador do que fazendo algo realmente útil ou produtivo. e assim parece ser com cada um... visito outros quartos e é a mesma cena.... meu colega de quarto.... a mesma cena.... há sempre um computador aberto, uma música rolando. uma tentativa desesperada de se manter "conectado" com aquilo que nos dá sentido, afeto, chão.

bom, no meio da viagem pra marília, me ocorreu que eu já dancei em marília. em 2008, com a cia fragmento de dança, quando estávamos realizando o projeto sesi circulação pelo interior de são paulo. nossa, foi muito muito bacana ter lembrado disso pois automaticamente me remeteu à uma época muito bacana!!! quando ainda morava em são paulo e achava que tudo na minha vida não estava do jeito que eu queria. hehehehehehe.

é muito bacana notar como a noção de nossa própria realidade é relativa. e varia de acordo com o nível de envolvimento emocional que temos com certos espaços, pessoas, sensações. o clima, as cores da cidade, as músicas que estamos ouvindo naquela época. criam um "plasma" de memórias. só que quando estamos vivendo esse contexto nossa percepção é difusa, imparcial. é difícil fazer julgamentos, valorar nossos aprendizados, nossas vivências..... enfim, isso tudo porque voltando pra marília, num outro contexto, totalmente diferente, vivendo um outro "plasma" de memórias e sensações, aquele momento anterior que de perto me parecia tão confuso e me deixava tão insatisfeito é agora, na verdade, uma preciosidade.

chegamos ontem e quando saí para almoçar, por coincidência (nem tanta pois a cidade é bem pequena), fui parar no mesmo restaurante que almocei da primeira vez que vim.... com a outra cia de dança. depois de comer fiz o caminho inverso ao que fiz da primeira vez e a cada esquina ia me lembrando dos passos que tinham sido dados, com outras pessoas, com outras certezas, outros medos.... cheguei finalmente à porta do hotel onde fiquei hospedado da primeira vez. e parei. olhei. foi uma experiência muito nostálgica e muito (não sei bem porque) gratificante.

dançamos hoje na abertura da virada cultural de marília e logo mais à noite seguimos para presidente prudente para dançar na mesma virada cultural amanhã 13h. uma maratoninha cansativa.

só relembrando uma frase antiga que me ocorreu: meu não lugar é comigo mesmo....

lembranças de uma pesquisa distante.

5.15.2010

diário de bordo - vigésimo dia à hoje - las palmas, wolfsburg, goiânia

e eis que se chega ao fim! (2)

to tentando escrever este "último" post desde que cheguei mas ainda não consegui. tive problemas com minha internet uns dias, não consegui me concentrar em outros. o fato é que desde que cheguei estou meio confuso, fiquei doente, sentindo as adaptações do fuso... fora que já passaram tantos dias desde minha última postagem que parece até que algumas coisas perderam o sentido em ser escritas..... bom, vamos lá ver o que eu consigo.

os últimos dias em las palmas..... bom, to tendo que fazer um esforço para lembrar como foram. :) sei que dançamos os dois dias, tivemos um jantar oferecido por nosso produtor na espanha no primeiro dia para "fechar" nossa turnê espanhola e no último dia o diretor local do teatro nos ofereceu também um jantar em sua casa em sinal de cordialidade. foi tudo bem bacana! a parte espanhola da viagem não poderia ter terminado melhor, com as melhores apresentações do espetáculo, casa cheia e público receptivo! depois das apresentações ainda ficamos mais 2 dias em las palmas, antes de ir pra wolfsburg, pois nosso vôo só saía de la na terça, dia 04. ainda saímos para alguma outra balada, dormi durante todo o domingo e segunda não me lembro o que fiz.... hehehe. eu diria que as ilhas canárias foi o período mais difícil pra mim na viagem. muitas coisas vinham acontecendo desde o início da turnê pra todo mundo mas nas ilhas  eu me vi bem sensível, exposto e fragilizado..... talvez foram meus dias mais carentes.... ou de mais saudade..... ou de mais dificuldade pra lidar com tudo o que estava sentindo e passando.

a ida para wolfsburg/alemanha foi uma novela!!!! mais uma vez o maior problema no check in com excesso de volumes.... abre mala, troca coisa de uma mala pra outra. no fim das contas até com minha bagagem de mão a funcionária da ibéria veio encrencar! mas no fim todos embarcaram sem pagar nada de excesso. faríamos uma conexão em madrid onde pegaríamos outro vôo pra berlim e de berlim uma van para wolfsburg. o pouso em madrid foi o PIOR que já passei em todas as minhas viagens de avião! havia MUITO vento lateral e MUITA turbulência na aproximação da pista. depois de uma tentativa frustada o piloto arremeteu e ficou mais uns 30 minutos na turbulência tentando uma nova aproximação. todo mundo já estava muito nervoso, passando mal, rezando, chorando..... e na segunda tentativa o avião pousou e derrapou na pista! foi muito tenso tudo! com tanta variação de pressão minha sinusite atacou e fiquei os 2 primeiros dias em wolfsburg meio doente. um saco.

chegando em berlim começamos a perceber o quanto seríamos bem tratados e bem recebidos em nossa estadia. haviam vários engravatados nos esperando com várias vans... uma coisa meio MIB - homens de preto. hehehehehehehe. passamos num restaurante italiano para jantar antes de seguir para wolfsburg, nosso destino final. posso dizer que foi tudo o que conheci de berlim... uma cantina italiana. :) chegamos já de madrugada... e estava muito muito frio!!!! ficamos na mesma rede de hotéis das ilhas canárias e por isso não tive internet na alemanha. por isso não consegui postar nada aqui desde então.

a estadia em wolfsburg foi fantástica! o festival que participamos é maravilhoso! é um festival realizado pela volkswagem com grandes cias de dança partipando. tudo acontece dentro da fábrica de carros.... uma coisa de outro mundo! a estrutura da produção foi impecável!!!! tínhamos simplesmente TUDO que precisávamos.... sala de ensaio, comida ótima o dia inteiro, massagistas à nossa disposição e até roupa lavada! ;) os 4 dias de apresentação foram ótimos, com teatro lotado todos os dias e uma ótima aceitação do público ao espetáculo. foi realmente tudo muito bom! o resto foi como nas outras cidades.... compras e mais compras, saídas de noite e etc. ha, a diferença: MUITO frio! :)

o roteiro de volta pro brasil foi outra novela: wolfsburg - hamburg, hamburg - frankfurt, frankfurt - guarulhos, guarulhos - congonhas, congonhas - goiânia!!! acho que ficamos umas 20h ao todo viajando. cheguei muito cansado..... e desde então estou aqui em goiânia envolto na ressaca dessa viagem. tivemos a semana toda de folga. até agora minha mala está aberta no meio da sala de casa..... com coisas espalhadas pelo sofá. já dei algumas saídas, meio homeopáticas. o fuso só hoje que parece ter voltado ao normal. fiquei doente..... um mal estar no corpo, interno. uma confusão mental mesmo. dificuldade de processamento de tantas coisas que vivi e senti.

a bolha se estoura. e a realidade decanta pesadamente sobre nossas mentes e nossos corações.


Exibir mapa ampliado


5.01.2010

diário de bordo - décimo primeiro ao décimo nono dia - talavera de la reina e las palmas de gran canaria

fico me perguntando se essa viagem fosse durar muito mais tempo até que ponto as coisas iam se sustentar. conversando ontem, descobrimos que estamos no nosso próprio big brother (péssima metáfora mas não consigo encontrar outra). a diferença é que no nosso big brother não tem paredão.... então não tem eliminação.... hehehe. todos os participantes começam o jogo e todos vão terminar (pelo menos é o que se espera...)
não dá pra negar que é uma experiência única. mas como é intensa! e consequentemente desgantante..... é muita risada, muita alegria, muita tristeza, muita saudade, muito de tudo..... todo mundo chora, fica mal humorado (acho que eu mais mal humorado que os outros...), enfim... indo para o fim da viagem parece que tudo fica mais latente. sensação que estou numa bolha.... realidade suspensa ao invés de decantada. o mundo parou por um mês..... e estamos todos num conto de fadas... com suas bruxas e seus príncipes... tudo muito intrigante... uns se arriscam mais, outros menos, mas todos passam e se transformam de alguma forma........ daí voltam mil questões, mil questionamentos..... tudo aquilo que tava lá dentro guardado parece que transborda, vem pra superfície. me pego mais uma vez olhando pra mim mesmo, me debatendo sempre com os mesmos incômodos, às mesmas maneiras de reagir às situações, aos estímulos, às relações.

acho que por conta disso tudo fiquei 8 dias sem escrever..... não tinha energia pra vim aqui e descrever tudo o que estava acontecendo. tudo agora está mais turvo, os dias se misturam, as sensações já não têm mais referência. meu último registro foi de albacete, no dia 22. fomos pra talavera de la reina no dia seguinte e ficamos lá por 2 dias. com direito à mais saídas, cervejas e muitas compras..... comprei 2 tênis e uma bolsa de viagem super bacana. achei finalmente um mac'donalds (em nenhuma das cidades anteriores tinha). foi estranhíssimo minha referência de algo "familiar" ter sido um big mac... é surreal! o mesmo gosto!

embarcamos para las palmas de gran canaria no dia 25, domingo. depois de praticamente uma noite inteira acordado (nas baladas de talavera...) pegamos o ônibus para madri e embarcamos no aeroporto de lá para las palmas. foi uma confusão absurda no check-in pois todos estavam com excesso de bagagem e a multa era de 60 euros por volume! foi uma loucura de abrir mala no meio do aeroporto, trocar as coisas de uma pra outra.... enfim! chegamos no domingo à tarde e tivemos folga de 2 dias, segunda e terça. uma maravilha pois estavam todos muito cansados.

então amanhã faz uma semana que estamos nas ilhas canárias. nossa ilha é a gran canaria e pelo o que entendi las palmas é uma das várias cidades da ilha. aqui é como se fosse um pedaço da espanha mesmo, apesar de estarmos no atlântico do lado do marrocos na áfrica. a ilha é totalmente urbanizada, com grandes avenidas, rodovias, comércio intenso! muitos bares, restaurantes, cafés.... e, claro, grandes centro de compras!!!!! tá sendo um estrago! hehehe! acho que erroneamente imaginei uma coisa meio paradisíaca e isolada.... mas não é! pelo contrário. a cidade é super movimentada, inclusive com uma intensa atividade cultural.

dançamos aqui 2 dias e ontem foi a primeira apresentação. ao que parece foi nossa melhor apresentação até agora. a resposta do público foi magnífica! e o espetáculo cresceu bastante também. hoje é então a última apresentação do "só tinha de ser com você". já tá dando uma peninha..... hehehe! foi muito importante pra mim ter dançado esse espetáculo e ter conseguido crescer dentro de sua proposta. mas já estamos entrando no clima do "céu na boca" para a alemanha. antes de ontem já tivemos um corrido dele, até com algumas pessoas que trabalham com dança aqui na platéia. depois houve um bate papo sobre o trabalho da cia.... foi bem bacana. hoje antes da apresentação vamos ter mais um corrido do "céu". e por fim encerraremos o pacote espanhol da turnê. porém ficamos ainda aqui até terça. que é quando embarcamos para wolfsburg.

para quem pediu fotos do espetáculo é meio complicado pra mim pois estou sempre dançando então não dá pra eu tirar! hehehehehe! mas no blog da cia tem algumas fotos que nossa produtora tirou dos ensaios e espetáculo: http://quasarciadedanca.blogspot.com


Exibir mapa ampliado