7.27.2010

diário de bordo - teresópolis e petrópolis/RJ

viemos com o "só" para o festival de inverno em teresópolis e petrópolis.
confesso que rolou uma decepção em relação às duas cidades.... acho que talvez um pouco por eu sempre ter ouvido falar e ter alimentado uma grande expectativa em relação às cidades da serra no interior do rio. bom, o fato é que eu imaginava uma coisa muito diferente... hehehe. não que sejam bonitas.... mas estão muito longe da imagem que eu tinha criado na minha cabeça. claro, tem sempre àquela questão que passamos pelas cidades muito rápido, em muitas vezes não dá pra conhecer muita coisa além do hotel e do teatro. isso é realmente uma pena. me disseram inclusive que estava na parte ruim da cidade, que ali... mais na frente, era muito mais bonito.... hehehe. bom, infelizmente, o que eu vi... não gostei. principalmente teresópolis. nada muito diferente de qualquer outra coisa. sei lá.... fiquei esperando aquelas cidadezinhas aconchegantes, com muitas flores, casas de madeira... hahahaha. engraçado.

o que foi bom é que tava friozinho e no alto tem muita neblina e umidade. um super descanso para minhas vias respiratórias que estavam super desgastadas naquela secura de goiânia.

uma coisa que voltou nessa viagem foi a intensidade das coisas. acho que uma intensidade interna mesmo, talvez minha maneira de me relacionar com as pessoas, as lembranças, as perdas, as mudanças. fico assim, intenso. agitado internamente, completamente disperso, gastando energia com o que não vale a pena. mas tem o lado bom dessa intensidade, talvez quando eu consigo por pra fora.... exteriorizar...... chorar. chorei. e foi bom. apesar de triste....

não sei também se é porque essa é nossa última viagem do semestre.... e o resto do ano ainda é uma incógnita, com muitas modificações no panorama das coisas. então já rola um misto de perda, saudade, nostalgia de algo que nem acabou ainda. estou agora em campos dos goyatases, também no rio, dançamos aqui depois de amanhã e seguimos pra sampa. (sempre sampa...) depois de sampa 2 semanas de folga. então fica essa ansiedade, de término e recomeço. como se tudo que precisasse ser feito ou dito tivesse um prazo, tempo contado.... fico mais vivo quando me sinto mais intenso. sofro mais também. me gasto mais. me concentro menos...

tava pensando hoje também que dentro desse processo preciso entender/desenvolver um jeito de me envolver menos com as coisas. acabo me maltratando demais. e isso é ruim. como me preservar no meio de tanta energia? recluso.

petrópolis foi bem mais bacana que teresópolis. assisti uma peça dentro do festival de inverno que nem era tão boa mas foi legal pois a MUITO tempo não ia ao teatro como expectador. andei de pedalinho, comi sanduíches gostosos de linguiça alemã. não conheci muito da cidade também mas a parte que fiquei era bonita. o sesc lá é lindo, palácio da quitandinha. vi uma exposição de bonecos e bonecas. ontem antes do espetáculos, fomos fazer aula pra nos aquecer dentro de um salão lindo, todo decorado, com piso de taco, lustres.... o sol estava se pondo e haviam muitas portas e janelas de vidro... a luz entrava na sala, e eu me movimentava. agradeci por aquele momento. aquele instante. a maneira de perceber as coisas faz toda a diferença na sua relação com os espaços, as pessoas e, consequentemente na sua relação consigo mesmo. têm sido cada vez mais raros esses momentos de apaziguamento, tranquilidade interna e contemplação. fico grato.

chegamos hoje em campos dos goytacases.......

Um comentário:

Joel Vieira disse...

Lendo que devido a sua intensidade no momento, a sua entrega, vc chorou, me fez pensar um pouco em mim. Não consigo chorar, por mais que precise e tente! Chorar faz bem e não é sinónimo de fraqueza, então chore mesmo, sempre q sentir vontade!

Abraços